top of page

PROPONENTE PREMIADO

 

EDITAL PROAC Nº 06/2020

 

REGISTRO E LICENCIAMENTO DE ESPETÁCULOS INÉDITOS

INFANTO-JUVENIS PRA DIFUSÃO ONLINE

 

#CulturaEmCasa

(PESSOA FÍSICA)

Data de envio: 03/09/2020

Prazo de envio até: 16/09/20

Número de Inscrição: 7579-69693

Vídeo apresentação Projeto

Apresentação do Projeto

 

 

 O TESOURO DOS MAMULENGOS é um espetáculo infanto-juvenil criado para teatro de mamulengos pela Mestra Bonequeira Tia Duda que utiliza do lúdico para tratar de temáticas diversas como amor, solidão, amizade, companheirismo, morte, entre outros temas pertinentes à formação dos indivíduos. Para tanto ela narra a trajetória de Mestre Biriba: Anti-herói de sua família de bonecos composta por mais de 100 personas habitantes de uma cidadezinha imaginaria de nome “Mato a Dentro”.

 

 

A personagem principal é apenas uma criança como qualquer outra, mas que possui um diferencial: sua inteligência e perspicácia, essa história começa no início de sua jornada, quando ainda não era conhecido por “Mestre Biriba”.

Por conta disso, Biriba busca ainda se adequar aos padrões de uma sociedade dominada pelos “Coronéis, Políticos, Jagunços e a Igreja”, muito diferente do mundo colorido idealizado em seu imaginário para libertar sua cidade da opressão.

 

 

Neste contexto nosso “Herói” torna-se um Anti-herói um protagonista que não possui as virtudes tradicionalmente atribuídas aos heróis. Mais as leis que o cercam exigem sua transformação, os personagens de Tia Duda não são inerentemente maus nem tanto bondosos, por vezes, praticam atos moralmente questionáveis (tanto para o bem como para o mal). Contudo, algumas vezes é difícil traçar a linha que separa o anti-herói do vilão (Coroné Carcará).

 

 

O projeto proposto prevê a vinculação do espetáculo teatral O TESOURO DOS MAMULENGOS para difusão online, equipamentos culturais e alternativos (sites de grupos e espaços culturais) e no canal e site oficial do projeto.

O foco da campanha de divulgação e distribuição é a RMVPL – Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte criada em 2012 integrada por 39 municípios, divididos em cinco sub-regiões:

ELENCO - FURA TRIPA.png
ELENCO - PADRE TONHÔ.png
ELENCO - CORONÊ CARCARÁ.png

- Sub-Região 1: Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Santa Branca e São José dos Campos;

 

 

- Sub-Região 2: Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade da Serra, Pindamonhangaba, Redenção da Serra, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São Luiz do Paraitinga, Taubaté e Tremembé;

 

 

- Sub-Região 3: Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira;

 

 

- Sub-Região 4: Arapeí, Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, São José do

 

Barreiro e Silveiras; 

 

 

- Sub-Região 5: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

 

 

 

ELENCO - CÃO RABO CHAMUSCADO.png
ELENCO - RASGA BUCHO.png
ARTE LOGO BIRIBA E ESPETACULO.png
ELENCO - JANUÁRIO.png
ELENCO - VÓ DITA.png

O projeto ainda prevê:

 

  • A realização de um bate papo mensal  (08 Lives) nestes canais sobre o processo de criação do grupo e Mestres Bonequeiros da região sobre seus trabalhos;

  • E a vinculação de uma oficina denominada “Economia Criativa e a Realidade da Produção Artística Popular e Mambembe” certificada em parceria a Faculdade Innovare, CEBRACOOPE – Central Brasileira das Cooperativas Educacionais e o Instituto Amor Brasil – Associação de Arte Educadores, Agentes Sociais e Similares do Estado de São Paulo.

 

 

A oficina será destinada a grupos de teatro e/ou estudantes de teatro e/ou pessoas interessadas em arte inscritas em nossos canais e site do projeto, como forma de estabelecer uma relação de troca com outros fazedores de arte e fomentar a linguagem teatral de animação e popular em distintas localidades. Os espaços para as apresentações são plataformas virtuais e os bate papos e criação dos vídeos aulas da oficina serão realizados em conjunto ao espaço STUDIO CRIATIVO – Ateliê de Artes Urbanas e Populares do Vale do Paraíba.

RELEVÂNCIA

 

O projeto O TESOURO DOS MAMULENGOS, é a montagem e divulgação de um espetáculo de animação tradicional usando da brincadeira de mamulengo.

 

Que  busca a preservação narrativa dos contos e lendas nacionais e regionais, das produções populares e folclóricas. Iniciado a partir da transcrição e adaptação das ideias, pensamentos e visão de mundo deu uma Mestra Bonequeira com 43 anos de trabalho e criação. 

 

Acreditamos que tal projeto seja relevante já que pode colaborar em muito para a preservação deste patrimônio nacional que é o mamulengo e de sua forma de manter a tradição de nossas lendas e contos, elementos de grande impacto e aceitação no que tange a leitura e a narrativa, atraindo a atenção de crianças, jovens e adultos. 

 

Tratasse de um trabalho voltado para todas as idades, de fácil compreensão, preocupado com a estética do espetáculo, adereços e bonecos, assim como dos contos e a técnica narrativa, de forma a facilitar o trabalho de propagação da técnica de animação popular que tem se perdido e dos contos, imprimindo na memória dos espectadores as referências do universo destes personagens em miniatura que tanto tem para compartilhar, e desta forma serão por eles – leitores, ouvintes e ou expectador relatados mais tarde, dando desta forma impulso a narrativa folclórica em uma região que apesar de rica em manifestações folclóricas de diversas vertentes como é o caso da 

RMVPLN. 

 

Encontra uma barreira de intimidação, não por vontade própria das cidades que compõem a região, mas por fatores que fogem ao nosso controle como o crescimento acelerado, tanto urbano como tecnológico (característica desta região), gerando desta forma uma depreciação natural, que lentamente tende a banir da memória popular tais elementos e manifestações que aos poucos são substituídos por outros atrativos, afastando cada vez mais as pessoas do hábito de ler, prestigiar e narrar histórias, oriundas do folclore e da cultura popular, portanto nossa maior crença é a necessidade de continuar, como nossos pais e avós a tarefa de narrar incessantemente nossas histórias e lendas, transformá-las em espetáculos, assim como a manutenção.

ELENCO - MESTRE BIRIBA.png
ELENCO - FLORZINHA.png

BENEFÍCIOS A SEREM PRODUZIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DO PROJETO

 

Culturais: Incentivo à produção artística e cultural folclórica e popular, a leitura e produção de literatura, livros, textos, roteiros, narração, concepção e fomentação de uma nova geração de artistas, leitores, ouvintes e autores.  Contribuir para manutenção da diversidade cultural da RMVPLN, colaborando para o resgate e a preservação de suas lendas e causos, manifestações e arte, preservando o trabalho dos mestres do saber em sua raiz.

 

 

   

  • Sociais: Compartilhar os ensinamentos e valores adquiridos por intermédio da brincadeira de mamulengo e de sua dramaturgia, destarte a narrativa oriunda da cultura popular de forma que estas venham a agregar a formação de consciência e parâmetros para enfrentamento das dificuldades do dia a dia, através de nossos contos, lendas e registros artísticos, culturais e literários. 

  • Econômicos: Buscar novas possibilidades de geração de renda por intermédio da imensa cadeia econômica resultante da indústria criativa e das culturas populares e folclóricas.

 

CAPACIDADE DE CONTINUIDADE 

 

 

O projeto O TESOURO DOS MAMULENGOS, tem sua continuidade assegurada tanto por sua distribuição e fluição através da estratégia apresentada neste documento, como por sua disponibilização em formatos e plataformas de auto rendimento, estando disponíveis online, podendo ser utilizados por muito tempo.

LOGO DADOS ESPETACULO.png
LOGO INSCRIÇÃO OFICINA.png
bottom of page